Bilhete único do professor


Amigo (a) de profissão, esse ano, uma companheira de trabalho levantou a hipótese de nós da rede conveniada, também termos direito ao bilhete único do professor. Bom, como ser curioso que sou, acessei o site da SPTrans e comecei a vasculhar todas as informações possíveis.


Após leituras, encontrei um link que dá acesso ao regulamento para esse benefício e nesse documento encontrei as seguintes informações:

- Com um Bilhete do Professor “ativo”, e adquirindo cotas mensais de créditos eletrônicos, o professor pode obter até 50% de desconto no valor das tarifas do Sistema sobre trilhos oferecido na Cidade de São Paulo (Metrô/CPTM);

- Professores não têm direito à cota para o sistema ônibus e micro-ônibus da capital porque a legislação municipal não permite;

- A legislação estadual concede o benefício aos estudantes e aos professores, mas é necessário que os cursos estejam sediados em municípios que façam parte da Região Metropolitana de São Paulo, e que no percurso entre a residência e a instituição de ensino haja oferta de transporte coletivo urbano sobre trilhos (Metrô e/ou CPTM). Além desses, a CPTM concede benefício para cursos sediados em Botujuru, Campo Limpo Paulista, Jundiai e Várzea Paulista;

O cadastramento do bilhete do professor deve ser realizado da seguinte forma:

Para ter direito ao benefício é necessário estar matriculado, ou lecionando em instituição de ensino e cursos cadastrados no sistema da SPTrans. A manifestação do interesse pelo benefício é feita através da instituição de ensino, que enviará o cadastro dos interessados à SPTrans para processamento, a fim de verificar se o interessado possui os requisitos para obtê-lo.

O benefício é válido durante o ano letivo vigente. Para continuar usufruindo é necessário renová-lo anualmente enquanto perdurar a condição de estudante/professor. O serviço é pago, pois há os custos de atualização do banco de dados do sistema, entre outros, e custa o equivalente à 1ª via do tipo de cartão desejado. O valor pago pela aquisição ou revalidação do cartão não é revertido em créditos de viagem.

Após o envio do cadastro, você pode consultar o andamento do processo acessando o site http://estudante.sptrans.com.br/  no “link” Consulta.

Espero ter ajudado com essas informações.