Educação vem de casa!


Atuando como professora, observei o que aprendi nos livros, só que de forma mais dura: atualmente, a educação tem sido passada integralmente aos professores e isso no sentido mais amplo da palavra educar. 



Conforme dicionário português, educar é “despertar as aptidões naturais do indivíduo e orientá-las segundo os padrões e ideais de determinada sociedade, aprimorando-lhe as faculdades intelectuais, físicas e morais”. Pude presenciar isso em poucas crianças durante esse pouco tempo como pedagoga.

Vejo a educação infantil, como princípio da vida acadêmica de todo indivíduo. É nessa fase que a criança começa a criar e obter seus parâmetros para fase adulta, sendo assim, há a necessidade de se conciliar educação familiar com o ensino escolar de forma mais clara à criança.

Acredito que se muitos estudiosos, filósofos e adeptos de uma educação construtivista avaliasse esse meu ponto de vista, me tachariam como tradicional. Porém, quero deixar claro que acredito nas duas vertentes e sei que, sabendo dosá-las tudo há de fluir sem nenhum problema e o processo de ensino/aprendizagem para aluno e professor acontecerá com sucesso. Mas esse não é o assunto que quero expor aqui hoje, desejo apenas deixar o seguinte recado: educação vem de casa! 

Pais, não deixem de passar aos seus filhos o respeito e a educação ao seu próximo, pois a escola ensina e vocês educam.