Vale-Cultura


http://www.brasil.gov.br/sobre/cultura/iniciativas/vale-cultura
Você já ouvir falar do Vale-Cultura Governo Federal? Bom, esse será um benefício para nós trabalhadores, cujo salário não ultrapasse cinco salários mínimos.

O Vale-Cultura funcionará similarmente ao vale-transporte ou vale-refeição, através de um cartão magnético, que será recarregado todos os meses com o valor de R$ 50,00
para ser gasto em cinemas, livros, teatro, cd e outros produtos culturais.


O trabalhador poderá optar por não receber esse cartão, já que serão descontados 10% do valor do benefício (R$ 5,00) de seu salário todo mês. A empresa que conceder o vale ao seu funcionário receberá incentivo fiscal do governo, podendo deduzir o valor despendido com o Vale-Cultura do imposto de renda.

O benefício já foi sancionado pela presidenta Dilma Rousseff em dezembro de 2012 e o decreto de sua regulamentação já está na Casa Civil para ser publicado. Após esta etapa, o Ministério da Cultura baixará uma ordem para estabelecer as regras de utilização. A previsão é de que os trabalhadores já poderão utilizar o benefício a partir do segundo semestre de 2013.

Achei muito interessante essa nova “ideia” do Governo Federal, claro que não suprirá as deficiências do nosso sistema, mas pode ser de grande valia.

Vamos aguardar sua regulamentação e torcer para que nossos empregadores estejam atentos a essa novidade!