Demorei, mas voltei.
Após um longo período sem
postar nenhuma atividade, abaixo indico uma que, já apliquei em sala e foi de
grande utilidade.
Ainda no
projeto "Quem sou eu? Quem é você?", observei que minha turma
estava com dificuldades no reconhecimento de si e do outro e essa
atividade, dentre outras, apontou o quanto minhas crianças já haviam avançado e
o que precisavam para o desabrochar desse saber.
RCN: Natureza e Sociedade
Procedimentos: após uma conversar sobre o amigo que
está sentado ao lado nesse dia, dar o papel sulfite com os desenhos das quatro
cadeiras para cada um da mesa. Explicar que essas cadeiras no papel as representam
e que, um de cada vez dirá quem está sentado à mesa com ele (a).
Após dizerem os nomes dos
amigos, claro que com a ajuda da professora em alguns momentos, anotar os nomes
citados nos desenhos das cadeiras.
No final, atendendo pedidos
e olhinhos brilhando, dei giz de cera e lápis de cor para eles pintarem as
cadeiras ;D