Olá pessoal!
O post de hoje
também está dentro do projeto “O livro meu, o livro seu, o livro nosso” e o livro
utilizado dessa vez foi o João da Água,
também da Patricia Engel Secco.
Como já falei
anteriormente, esse projeto foi muito prazeroso e maravilhoso de ser
trabalhado, por isso posts seguidos referente a ele. Fora que, cada aluno teve
seu livro, então tenho muitas atividades.
1ª
atividade:
2ª
atividade:
RCN: Linguagem Oral e Escrita
Atividade: Conversando sobre a água
Procedimentos: em uma roda de
conversa, expor o livro da semana (suas imagens, detalhes, informações),
levantando questões como: por que João precisava carregar água? Não havia água
encanada em sua casa? Por que devemos usar água de forma consciente? Ressaltar
que devemos fechar torneiras ao escovar os dentes, tomar banhos rápidos,
localizar e consertar vazamentos nas casas, etc.
*diante da atual crise hídrica, informo que
esse livro pode ser muito útil para explicarmos às crianças, de forma lúdica, o
que devemos fazer para preservar nossos mananciais e a importância da água.
3ª
atividade:
RCN: Natureza e Sociedade
Atividade: Colorindo/florindo nosso caminho
Procedimentos: iniciar a
atividade ressaltando a importância da água para nós, seres humanos e também
para as plantas. Relembrá-los que, conforme e história do livro, João buscava
água para sua casa e que no caminho, seu balde furado regou apenas um lado da
estrada, fazendo brotar belas flores. Em kraft ou cartolinas, desenhar flores
formando um caminho e pedir às crianças para colorir, enquanto um da turma
passa com um balde furado regando as flores, ludicamente.
*nessa atividade, todos ajudaram a colorir as flores, mas também
carregaram o balde e fingiam regar as flores.
4ª
atividade:
RCN: Linguagem Oral e Escrita
Atividade: Recontando a história
Procedimentos: com a turma em
roda, explicar às crianças que um a um irá recontar a história para os amigos.