Você sabe do que trata a Lei Lucas?

A Lei Lucas (13722/18), foi sancionada em 04/10/2018 e trata da obrigação de escolas da rede pública ou privada e demais espaços de recreação infantil terem acesso a cursos de primeiros socorros, a fim de que, em casos de urgência (engasgos, afogamentos, etc.), a criança receba até o socorro médico, mesmo que por via telefone, atendimento necessário e não vá a óbito.

No Art. 2º da Lei, ressalta que “os cursos de primeiros socorros serão ministrados por entidades municipais ou estaduais especializadas em práticas de auxílio imediato e emergencial à população, no caso dos estabelecimentos públicos, e por profissionais habilitados, no caso dos estabelecimentos privados, e têm por objetivo capacitar os professores e funcionários para identificar e agir preventivamente em situações de emergência e urgência médicas, até que o suporte médico especializado, local ou remoto, se torne possível”.

A integra da Lei, ainda detalha que a “responsabilidade pela capacitação dos professores e funcionários dos estabelecimentos públicos caberá aos respectivos sistemas ou redes de ensino”, além de ressaltar que o curso deve abranger a faixa etária atendida na unidade educacional ou de lazer.

Agora, você sabe quem foi o Lucas, cujo o nome intitula a Lei?

Lucas Begalli Zamora de Souza era um garoto de 10 anos, que num passeio escolar, junto a outras crianças, engasgou-se com cachorro quente e nesse momento, nenhum dos adultos acompanhantes sabia fazer a/as manobra/s de primeiros socorros, que segundo a equipe do SUS acionada que o socorreu, poderia ter salvado sua vida. Lucas morreu dois dias depois, por asfixia.

A mãe de Lucas, Alessandra Begalli Zamora, após a morte do filho, elaborou uma proposta de Lei e levou até o Ministro da Educação Mendonça Filho. A proposta trata também em tornar “obrigatória a inclusão, nos cursos de pedagogia e educação física, e também no currículo dos estudantes, noções de primeiros socorros”.

Além do projeto que se tornou Lei, Zamora criou uma página no Facebook chamada #VaiLucas –do Luto à Luta, cuja a página já tem mais de 140 mil seguidores e traz diversas informações a respeito de primeiros socorros.

Temos que conhecer, nos informar e cursar a respeito! #ficadica

#VaiLucas - do Luto à Luta


Fontes:

https://www.facebook.com/vailucas/?locale=pt_BR 

https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/l13722.htm

http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/222-537011943/61471-mae-propoe-ensino-de-primeiros-socorros-apos-morte-do-filho