Proposta: Quem é você?


Pensando em ampliar a compreensão de si e do outro e a percepção visual da minha turminha, realizamos a proposta “Quem é você?” e cá entre nós, me senti realizada ao perceber que entenderam e tudo o que apontaram.

A atividade consiste em localizarmos em revistas diversas, fotografias, imagens de pessoas, semelhantes a nós. Em roda, espalhei revistas no chão e mostrei à turma imagens de mulheres similares a mim, após isso pedi que localizassem imagens de pessoas parecidas com elas. As imagens encontradas por cada um, foi alocada em sua pasta de atividades, devidamente identificada.

A princípio, houve crianças que rapidamente acharam fotos de pessoas com características iguais a deles e de seus familiares e outras que demoram um pouco mais, mas que, com meu auxílio ou de um parceiro, logo encontrou uma imagem.

A parte mais tocante da atividade, foi encontrarmos imagens de indígenas em uma revista e as duas crianças descendentes de bolivianos se identificarem instantaneamente e também “visualizar” familiares.

Pode parecer algo simples, mas com essa atividade, percebi o quanto devemos ter diferentes formas de representatividade, pois as fotográficas escolhidas pela turma, ficaram visíveis e deixaram nossa sala com uma ampla diversidade de etnias, povos, gêneros.

Faixa etária: 3 a 4 anos

Turma: MG2