“Repintando” a história preta

 


Você já teve a oportunidade de observar quadros antigos, pintados de acordo com a visão que havia a respeito da sociedade? Dentro dessa pergunta há várias observações: todos tem acesso a arte de forma geral? Como era vista/ilustrada a sociedade numa era de reis e rainhas?

 

Bom, há várias respostas e várias conclusões que podemos tirar dessas duas únicas perguntas, porém, não estou aqui para discutir isso. Não momento.

 

Hoje, durante as minhas leituras de notícias, encontrei uma que chamou minha atenção e deve chamar a de todos que tem consciência de tudo o que foi feito para apagar a importância de pessoas negras no nosso país.

 

A chamada principal da reportagem, trata sobre os alunos da Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (EBA-UFBA), no bairro da Canela, em Salvador que colocaram no “ar” um abaixo assinado para retirada de uma pintura, de 1888, do pintor Miguel y Cañizares.

 

A pintura trata nada mais do que da assinatura da Lei Áurea e chama-se Alegoria da Lei Áurea. Nada demais até então, já que trata de um fato histórico do nosso Brasil, mas o fato é que, a pintura traz pessoas pretas e uma única mulher branca, ajoelhadas (abaixo da sociedade na minha humilde visão), agradecendo e engrandecendo uma mulher branca e sua “equipe” como salvadores.

 

Não bastando, há uma espécie de anjos brancos, colocando aureolas angelicais ou santificando (não sei ao certo), a princesa e seus parentes, inclusive um busto representando um dos seus.


Para encurtar o assunto e minha modesta avaliação do quadro, digo que o considero desnecessário e ofensivo, já que retrata pessoas pretas como eu, de forma inferior aos demais (racismo puro). Considero justo, correto e necessário o protesto dos estudantes da EBA-UFBA, via abaixo assinado para retirada da pintura. É uma mínima forma de retratação para com uma população que há anos é vista e considerada menos, menor e insignificante. Sei, são palavras fortes, mas é preciso dize-las e trazer à tona uma consciência de que somos, pois me incluo nessa luta mesmo que de longe, e estamos aqui para ocupar todos os espaços, de forma justa e igualitária, seja numa pintura, música ou presencialmente.

 

Ajudem, assinem, contribuam com um ato a mais para darmos um basta em atos racistas, preconceituosos, sem escrúpulos e que não contam a real história brasileira.

 

Abaixo o link do abaixo assinado:

https://chng.it/27HbmQjSY8

 

Fonte: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c162zl94y15o.amp