Livro e suas atividades - A Semente da Verdade (Patricia Engel Secco)




Seguindo a linha de atividades com os livros correspondentes aos nomes dos meus pequenos, hoje postarei as atividades realizadas com o livro A Semente da verdade, da Patricia Engel Secco.

A história desse livro é lindíssima e pode ser trabalhada de diversas formas, atendendo os conteúdos que trabalhamos dos RCNs.

A primeira atividade foi a Cabaninha da leitura.

2ª atividade:

RCN: Natureza e Sociedade
Atividade: Plantando minha semente
Procedimentos: Depois de retomar a história, com a turma dividida em pequenos grupos, potinhos em tamanhos razoáveis com terra (usei potes de sorvete), sementes que sejam fáceis de germinar, um a um plantaram as sementes na terra, as quais serão cultivadas pela turma durante o projeto.

3ª atividade:

RCN: Linguagem Oral e Escrita
Atividade: Roda de conversa
Procedimentos: Em roda, apontar a importância das plantas e árvores, como devemos cuidar de nossa natureza, a relevância de uma educação ambiental para o nosso futuro e finalizar com a apresentação de um jardim ou árvores próximas à escola.
*minha turma e eu, desfrutamos de uma área verde na escola, intitulada por eles como “floresta”. Deitamos sob as árvores e ouvimos os sons dos pássaros, os quais possuíam ninhos e sobrevoavam o lugar no momento. Apontei que algumas plantas ou mudas estavam se desenvolvendo ainda, e que muito provavelmente seriam as futuras grandes árvores do nosso jardim.


4ª atividade:

RCN: Linguagem Oral e Escrita
Atividade: Recontando a história
Procedimentos: com a turma em roda, explicar às crianças que um a um irá recontar a história para os amigos.
*essa atividade foi muito prazerosa para eles e para mim também. Todos queriam “ler” o livro para os amigos e os demais prestavam atenção e interviam durante a leitura, para acrescentar e até corrigir o leitor. Fiquei encantada com a demonstração de atenção e coletividade da minha galerinha.



 
Relembro que, a 5ª atividade de toda semana, nas sextas-feiras, era o sorteio do livro da sala, para leitura com os pais em casa durante o final de semana.